Pular para o conteúdo principal

Túnel do tempo: Esperança em 1930



Reportagem Especial

Dando continuidade a nossa série“Túnel do Tempo”, trazemos para o leitor o aspecto do município de Esperançanos idos de 1930.
A cidade vivenciava o apogeu dochamado de “ouro branco”. As bulandeiras funcionavam a todo vapor para odescaroçamento do algodão. O comércio local era impulsionado pelo seu plantioem grande escala, sendo “constanteo tráfego, com vários motores com significante número de burros pelas ruas eestradas de Esperança” (Livro do Município: 1985).
Nesse mesmo ano era instalada a Cooperativa do Banco Popular.
Silvino Olavo, então chefe de Gabinete do Presidente João Pessoa, fazia adefesa do governo nos jornais da Parahyba e Pernambuco. O município registrouuma ativa participação na revolução e nos fatos ocorridos naquele fatídico ano.Há relatos de que o Serrote dos  Cocosserviu de posto de observação dos combatentes, “ou melhor, das duas facções, osperrepistas e os liberais” (Livro do Município: 1985).
O farmacêutico José Andrade de Mello administrava a Pharmacia OswaldoCruz, sediada na rua Solon de Lucena, 26, oferecendo medicamentos demanipulação e brindes aos seus fregueses.
O Dr. Sebastião Lima atendia a população, realizando extrações,obturações e restaurações a ouro segundo os processos mais avançados da época.Suas consultas se davam das 9 às 11 e de 13 às 17 horas na rua Senador Epitácio(atual Manuel Rodrigues).
Theotonio Tertuliano da Costa negociava tecidos, calçados e chapéus narua Senador Epitácio, 96, além de ser correspondente do Banco do Brasil. A sua“Loja das Noivas” havia sido fundada em 1897.
O jornal “Correio de Esperança” circulava na cidade. Sua publicação era semanal, sendoproprietários os sócios Salles e Andrade. A redação e a oficina funcionavam narua Juviniano Sobreira, tendo como redator-chefe o professor Luiz Gil deFigueiredo e colaboração de Severino Torres e Antonio Araújo.
Em 1930 tivemos doisadministradores paroquiais. Monsenhor Severiano conduziu os trabalhos da igrejaaté março daquele ano, enquanto que o Padre Álvaro Gabínio de Carvalho assumiaas funções de vigário paroquial no mês seguinte, permanecendo no cargo por trêsanos. Nesse mesmo período, falecia no Rio de Janeiro o Padre FranciscoGonçalves de Almeida, primeiro padre a ser nomeado para a Paróquia do BomConselho.
Theophilo de Almeida, competentegráfico que prestava serviços ao jornal, casara-se nesse ano com a sua noivaJosepha Borges. Foram testemunhas do ato Antonio Athayde e Antonio de AraújoFreire.
Oficiavam na justiça local o Dr.Orlando de Castro Pereira Tejo (Juiz Municipal); Pedro Damião (PromotorPúblico), Theotônio Cerqueira Rocha (Adjunto de Promotor) e José Irineu Diniz(Partidor). O médico Manuel Cabral, quando não atendia em seu consultório,fornecia laudos periciais em questões penais. Havia pelo menos dois advogadosprovisionados: Ulisses Coêlho e Severino Diniz. O tabelionato público era deresponsabilidade de João Clementino Leite.
A União Operária Beneficente,embrião do nosso CAOBE, elegia sua presidência para o biênio 30/31,constando-se a seguinte relação: Honório Athayde – Presidente; José Sabino deOliveira – Vice-dito; João Gomes da Silva – 1º Secretário; Sebastião Leite –2º. Secretário; Luiz Alexandrino da Silva – Orador; Lourival Alves –Tesoureiro; Francisco da Costa Pinto – arquivista.
Ignácio Rodrigues de Oliveiraadministrava o Cine-Ideal, na rua Epitácio Pessoa, e um depósito de aguardentese canas, sito à rua Solon de Lucena. Enquanto Luiz Gil de Figueiredo dirigia oInstituto Tiradentes, estabelecimento de cultura cívico intelectual, na ruaSenador Epitácio, 345. E Sebastião Felix costurava por baratíssimos preços, comrapidez e perfeição em sua “Alfaiataria do Povo” na rua Presidente Suassuna,45.
O comércio local erarepresentado por diversas lojas, a exemplo da CASA VALDEZ, de José Valdez; AATRACTIVA, de José Carolino Delgado; A VENCEDORA, de Maximino Alves e a ESTRELADO POENTE, de Antonio Nicolau da Costa. Além de duas agências de veículos: apioneira agência da Chevrollet, de Francisco Bezerra, que funcionava na ruaSolon de Lucena, 53, com oficina especializada. E uma filial da agência daFord, de Ottoni & Cia, na Praça Dr. João Tavares, 66, revendendo carros e caminhõese acessórios em geral.
O Sr. Ivo Donato mantinha umapensão familiar nesta povoação, além de negociar na sua Mercearia LEÃO DO NORTE estivas e cereais.

Rau Ferreira

Fonte:
-        ESPERANÇA, Livro do Município de Esperança. Ed.Unigraf. Esperança/PB: 1985.
-        CORREIO DE ESPERANÇA, Jornal. Edições de N. 08 e 12.Março/Abril. Esperança/PB: 1930.
-        PARÓQUIA, Revista Centenário. Ed. Jacinto Barbosa.Esperança/PB: 2008.
-        FISCO, Revista do. AnoXXXVIII - N. 364. Paraíba, Setembro-2008.
-        PARAHYBA, Almanach doEstado da. Vol. 16. Imprensa Oficial: 1933.
-        PARAHYBA, Anuário doEstado da. Vol. 1-3. Imprensa Oficial: 1934.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Barragem de Vaca Brava

Açude Vaca Brava, Canalização do Guari (Voz da Borborema: 1939) Tratamos deste assunto no tópico sobre a Cagepa, mais especificamente, sobre o problema d’água em Esperança, seus mananciais, os tanques do Governo e do Araçá, e sua importância. Pois bem, quanto ao abastecimento em nosso Município, é preciso igualmente mencionar a barragem de “Vaca Brava”, em Areia, de cujo líquido precioso somos tão dependentes. O regime de seca, em certos períodos do ano, justifica a construção de açudagem, para garantir o volume necessário de água potável. Nesse aspecto, a região do Brejo é favorecida não apenas pela hidrografia, mas também pela topografia que, no município de Areia, apresenta relevos que propiciam a acumulação das chuvas. O riacho “Vaca Brava”, embora torrencial, quase desaparece no verão. Para resolver o problema, o Governador Argemiro de Figueiredo (1935/1940) adquiriu, nos anos 30, dois terrenos de cinco engenhos, e mais alguns de pequenas propriedades, na bacia do açude,

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................