Pular para o conteúdo principal

Esperança: Entre o Cariry e o Agreste

O professor Gerard Prost em três artigos para a Revista Brasileira de Geografia (IBGE) fez um importante estudo sobre os aspectos regionais da Paraíba. Os seus estudos são o que há de mais completo para entendermos a dicotomia Agreste-Brejo. Nesse aspecto, o seu trabalho está focado na região de Esperança, com os títulos: O Agreste de Esperança, A Fronteira Cariri-Agreste de Esperança e O Cariri Semiárido transformado pelo agave.
Em nossa modesta contribuição para a história loca, pretendemos fazer um resumo dos dois primeiros trabalhos. A matéria completa pode ser lida através do link a seguir:

1.     O Agreste de Esperança

Contrasta fortemente com as regiões vizinhas, e portanto seus limites não são bem definidos. Não apresenta paisagem montanhosa, solo vermelho e constância do verde como se observa no Brejo; tão pouco apresenta os vastos horizontes de Caatinga ou mesmo os mosaicos herbáceos do Agreste. Trata-se, pois, de uma região sem grandes acidentes geográficos, de campos cobertos por uma areia branca.
A espessa camada arenosa atinge de 50 cm a 2 metros sobre formações argilosas ricas ou não em cascalho (migmatitos, gnaisses e xistos). As precipitações são mais abundantes que nos Cariris, porém menos escassas que no Brejo, chegando a atingir 700 mm (1968) nos períodos de fevereiro-março e julho-agosto.
2.     Agricultura

É praticada em dois ciclos, onde se cultiva na cabeça dos leirões batata-doce, coentro e jerimum (abóbora). Nos planos baixos, que recebem maior influência das infiltrações advindas das chuvas, costuma-se plantar a batata inglesa. No limite de algumas propriedades, pode-se ver o “agave” em cercas-vivas ou um alinhamento de capim que fornecem diversos cortes durante no ano. Planta-se ainda a palma forrageira e a palmeira catolé.
Os produtos mais apreciados pelos agricultores são: milho, feijão, mandioca e algodão.
Acerca da nossa batata inglesa, registra o autor que está era sujeita a pragas e doenças e que “há cêrca de 5 ou 6 anos ocorreu uma moléstia, não identificada, que provoca em um só dia a morte da planta. Apesar destas dificuldades é a cultura que traz maiores rendimentos financeiros, tendo bom mercado de consumo e preço compensador”. Ainda segundo ele, o seu cultivo era praticado desde 1930.
O rendimento dessas culturas era considerável, consoante o quadro do Professor Prost:
Batata-inglêsa .... 2 500 a 5 000 kg
Milho ............  250 a 1 000 kg
Feijão mulatinho ..  500 a 3 000 kg
Feijão marcassa ... 250 a 500 kg
 Mandioca (farinha) 1 000 a 5 000 kg
Algodão ......... 150 a 500 kg
Batata-doce ....... 3 000 kg

Praticava-se uma agricultura de subsistência, sendo o pouco excedente comercializado nas feiras livres. Em associação com as plantas, o homem do campo criava pequenos animais e algumas reses. Os custos pesavam para o pequeno agricultor. Para se ter uma idéia, um caminhão de estrume naquela época custava 120 Cruzeiros Novos.
A densidade média era 60 habitantes por Km2, uma média de 5,5 pessoas ocupando cada propriedade. A força de trabalho era composta de 2 a 3 pessoas, com média de 20 a 30 anos. Havia casos em que o sítio registrava um ou dos assalariados que trabalhavam na terra ou em casas de farinha.
Alguns proprietários praticavam o arrendamento de suas terras, que lhes garantiam Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros) no ano-referência 1966. Segundo o pesquisador: “êste sistema, favorável àquele que explora a terra, desapareceu quase que inteiramente, sendo substituído pela meia. Neste caso os proprietários da terra dão por vêzes as sementes, mas raramente participarão dos trabalhos emprestando um arado ou cultivador; em nenhuma destas terras será permitido o plantio da agave ou mesmo da mandioca que cresce lentamente e cuja colheita só poderá ser feita durante o 2.0 ano após o plantio. Dêste modo o proprietário não terá que fazer indenizações ao meeiro caso não se prolongue sua permanência na propriedade”.
Caracteriza-se a região por minifúndios com 5 a 6 hectares e alta densidade demográfica (150 háb/Km2) denotando assim ser uma população residencial, e não efetivamente que explora a terra. Não obstante, alguns deles trabalhem “alugado” nos terrenos vizinhos. O avanço principiou a 25Km a partir do chamado “Brejo”, e nas terras fronteiriças a Lagoa Seca.
Até 1920 o travessão que delimitava o pastoreio da agricultura passava a mais de 10 Km a Leste de Esperança. Havia em lugares espaços pequenos criadores. Era um “Cariri”, na expressão dos antigos. Crescia de forma abundante facheiros, cardeiros, picuris, cumatis, paus d'arcos, baraúnas e aroeiras. Nela se verifica a presença de grandes fazendas, em contraposição ao Agreste de Esperança cuja característica principal eram os sítios familiares.
Entre 1915-18 vieram alguns brejeiros que adquiriram terra no lugar “Lagoa Salgada” (Montadas), destinando-as ao plantio. A partir de 1921 a área de “Lagoa Verde” (Esperança) começa a ser ocupada em larga escala.
A morada do poeta (Fazenda Bela Vista) “foi adquirida pelo atual proprietário em 1931, por ocasião da divisão da grande propriedade que antes aí existia. A exploração destas fazendas permanece a mesma de antes; todavia, uma parte das propriedades situadas na direção do leste foi cultivada com plantas alimentícias por pequenos locatários que habitam ao lado delas”.
No processo de alienação encontrou ele apenas pequenos compradores. Eis a razão para o parcelamento da terra. O restou passou às mãos do Coronel Cândido (pai de Silvino Olavo) que adquiriu a maior parte.
Houve um grande crescimento demográfico, tanto que em 1940, não havia mais a “grande mancha de Caatinga” que foi “substituída por uma das populações rurais mais densas do Nordeste do Brasil”. Nesse aspecto, o chamado “Cariri” recuou em frente ao Agreste, através da ocupação do solo por sitiantes.
Alguns sitiantes constituíam “bodegas” em suas residências. Nelas havia produtos de primeira necessidade e a famosa “cachaça”.

Rau Ferreira


Fonte:

- PROST, Gerard. O Agreste de Esperança - A Fronteira Cariri-Agreste de Esperança. In: Revista Brasileira de Geografia. Volume 30, Nº 03. Rio de Janeiro/RJ: 1968.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Mercês Morais - Miss Paraíba 1960

  Esperança-PB sempre foi conhecida por ser uma cidade de gente bonita, e moças mais belas ainda. A nossa primeira Miss foi a Srta. Noêmia Rodrigues de Oliveira, vencedora do concurso de beleza realizada no Município em 1934. Segundo o Dr. João Batista Bastos, Advogado local: “ Noêmia era uma mulher de boa presença, vaidosa, elegante e bonita ”. Ela era filha de do Sr. Manoel Rodrigues de Oliveira e dona Esther Fernandes. Entre as beldades, a que mais se destacou foi a Srta. Maria das Mercês Morais, que após eleita em vários concursos na Capital, foi escolhida “Miss Paraíba de 1960”, certame esse promovido pelos Diários Associados: “ Maria Morais, que foi eleita Miss Paraíba, depois de um pleito dos mais difíceis, ao qual compareceram várias candidatas do interior. Mercês representa o Clube Astréa, que vem, sucessivamente, levantando o título da mais bela paraibana, e que é, também, o ‘mais querido’ do Estado ” (O Jornal-RJ, 29/05/1960). “ Mercês Morais, eleita Miss Paraíba 196

Genealogia da família DUARTE, por Graça Meira

  Os nomes dos meus tios avôs maternos, irmãos do meu avô, Manuel Vital Duarte, pai de minha mãe, Maria Duarte Meira. Minha irmã, Magna Celi, morava com os nossos avós maternos em Campina Grande, Manuel Vital Duarte e Porfiria Jesuíno de Lima. O nosso avô, Manuel Vital Duarte dizia pra Magna Celi que tinha 12 irmãos e que desses, apenas três foram mulheres, sendo que duas morreram ainda jovens. Eu e minha irmã, Magna discorríamos sempre sobre os nomes dos nossos tios avôs, que vou colocar aqui como sendo a expressão da verdade, alguns dos quais cheguei eu a conhecer, e outras pessoas de Esperança também. Manuel Vital e Porfiria Jesuíno de Lima moravam em Campina Grande. Eu os conheci demais. Dei muito cafuné na careca do meu avô, e choramos sua morte em 05 de novembro de 1961, aos 72 anos. Vovó Porfiria faleceu em 24 de novembro de 1979, com 93 anos. Era 3 anos mais velha que o meu avô. Nomes dos doze irmãos do meu avô materno, Manuel Vital Duarte, meus tios avôs, e algumas r

Dom Manuel Palmeira da Rocha

Dom Palmeira. Foto: Esperança de Ouro Dom Manuel Palmeira da Rocha foi o padre que mais tempo permaneceu em nossa paróquia (29 anos). Um homem dinâmico e inquieto, preocupado com as questões sociais. Como grande empreendedor que era, sua administração não se resumiu as questões meramente paroquianas, excedendo em muito as suas tarefas espirituais para atender os mais pobres de nossa terra. Dono de uma personalidade forte e marcante, comenta-se que era uma pessoa bastante fechada. Nesta foto ao lado, uma rara oportunidade de vê-lo sorrindo. “Fiz ciente a paróquia que vim a serviço da obediência” (Padre Palmeira, Livro Tombo I, p. 130), enfatizou ele em seu discurso de posse. Nascido aos 02 de março de 1919, filho de Luiz José da Rocha e Ana Palmeira da Rocha, o padre Manuel Palmeira da Rocha assumiu a Paróquia em 25 de fevereiro de 1951, em substituição ao Monsenhor João Honório de Melo, e permaneceu até julho de 1980. A sua administração paroquial foi marcada por uma intensa at